top of page

JS apresenta Relatório de Atividades do mandato 19-21

A Juventude Socialista de Castelo de Vide lançou o seu relatório de atividades referente ao mandato 2019-2021, que termina com as eleições do próximo domingo, dia 31 de outubro.


Com o registo da sua atividade ao longo destes dois anos de mandato, o relatório apresenta uma mensagem do Presidente da Concelhia da JS:


«Este Relatório de Atividades tem como objetivo, e à semelhança do mesmo feito no final do mandato de 2017-2019, prestar contas aos Castelovidenses e aos Povoenses.

Num mundo cada vez mais digital, em que todos têm a oportunidade de ‘avaliar’ o trabalho feito por terceiros, cumpre, ainda mais aos órgãos partidários prestar contas do trabalho desenvolvido nos seus mandatos. Nós como Juventude Partidária que somos, não somos exceção.

A Juventude Socialista de Castelo de Vide, reativada no início de 2017, sempre pautou a sua atividade pela transparência, proximidade e ação, pelo que, no final de quase 5 anos de atividade em que liderei esta estrutura, não poderia terminar o mandato de outra forma, do que com transparência, com proximidade e com aprestação de contas da sua ação neste mandato de 2019-2021.

Ao longo destes dois anos pautamos a nossa ação pela continuidade do projeto iniciado em fevereiro de 2017: aumentar a consciencialização e a participação cívica dos jovens na política quer a nível local, como distrital, mas também nacional. Foi esse o desígnio iniciado em 2017 e que procuramos manter e aumentar nestes dois anos.

Vimos crescer a nossa representação distrital e nacional, mantivemos a nossa atividade concelhia, com ideias, propostas e ações. Não nos limitamos a existir e a dizer presente.

Procuramos também dar a resposta à crise mundial que todos enfrentamos e ser uma mais-valia na resposta ao COVID-19, com informação real e fidedigna, com sensibilização da população e com proximidade neste combate que foi de todos nós.

Procurámos acrescentar valor nos setores que são mais “nossos” enquanto jovens, a participação cívica, voluntariado e a educação. Apresentamos diversas propostas nestas áreas, que embora nesta altura estejam aprovadas e regulamentas, como o Orçamento Participativo Jovem, as Bolsas de Mérito Municipal ou as Bolsas “Pré-Superior”, ainda não conheceram a “luz do dia” e a sua verdadeira efetivação e proveito.

Ao longo destes dois anos, através da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal tentamos dar voz aos jovens, aos munícipes e aos seus problemas do quotidiano. Eu na Câmara Municipal, enquanto Vereador não permanente em regime de substituição, o Filipe Luz, a Raquel Sutil e a Joana Ceia, enquanto membros da Assembleia Municipal, procurámos dar voz a esses problemas e a apresentar soluções. Além destes rostos mais visíveis, fomos uma equipa que apesar das dificuldades, que qualquer grupo de jovens do interior sente, tentamos nunca baixar os braços e mostrar que é possível fazer mais, melhor e diferente.

Hoje, somos mais jovens a ter essa voz e a tentar que seja diferente nas nossas freguesias, no nosso concelho.

No final de contas, a política é isso mesmo, “algo que tem a ver com a organização, direção e administração” do nosso quotidiano. Algo que, para além dos dias de hoje ser um direito, continua a ser um dever.

Todos somos políticos, e todos temos o dever de tentar fazer o melhor, de acordo com aquilo que a nossa consciência nos diz.

Com sinceridade, com pragmatismo, com pensamento no bem comum e na comunidade, sem populismos, sem bota-abaixo.

Termino este ciclo com a certeza de termos jovens mais preparados para que no futuro tenhamos melhores cidadãos, e isso traduz-se em melhores políticos e em melhores políticas para a nossa sociedade.

Agradeço, por fim à equipa de jovens da Juventude Socialista de Castelo de Vide, à concelhia do PS Castelo de Vide, aos órgãos distritais e nacionais da JS e do PS e a todas e todos, os que contribuíram para este ciclo que, pessoalmente, tenho como positivo para o nosso concelho e região.


João Diogo Carlos»


O relatório de atividades pode ser consultado no seguinte link: https://bit.ly/3mpYhFQ




45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page