top of page

Orçamento 2021 - Participação Variável de IRS, Derrama, IMI

Participação Variável de IRS


Os vereadores do PS, propõem que o executivo Municipal, considere o período extraordinário em que estamos a viver, e que dedique a participação variável de IRS, às famílias.


No ano passado, acompanhámos a proposta subida pelo Sr. Presidente, com a consideração de dedicar 1% explicitamente às propostas sociais, como eram a exemplo o apoio à aquisição de medicamentos, fraldas a quem precisa. De resto esta proposta tinha sido feita em ano anterior, tendo o sr. Presidente afirmado que “o assunto está dependente da elaboração e aprovação de Regulamento Municipal para o efeito.” Este regulamento está para ser feito desde 2015.


Na ausência de racional de distribuição explicitado que assegure este desiderato, vêm os vereadores do PS propor que a Câmara de Castelo de Vide, baixe a coleta para 2,5 % e que essa coleta passe a ser dedicada exclusiva e explicitamente no reforço dos apoios sociais, nomeadamente no acesso a medicamentos à população mais idosa e carenciada, tendo também em consideração também em consideração os tempos extraordinários que se anteveem.


O valor em causa corresponderá, segundo valor projetado para este ano, a 64.562 euros.


Declaração


Os vereadores do Partido Socialista registam com apreço a aprovação da contra proposta por eles apresentada, de diminuição da coleta para 2,5 % e que essa coleta passe a ser dedicada exclusiva e explicitamente no reforço dos apoios sociais, nomeadamente no acesso a medicamentos à população mais idosa e carenciada. O valor em causa são 64. 562 euros.


No ano passado, os vereadores do Partido Socialista acompanharam a proposta apresentada pelo Sr. Presidente, com a consideração de dedicar 1% explicitamente às funções sociais de apoio à Saúde, como eram a exemplo o apoio à aquisição de medicamentos, fraldas e outras necessidades comprovadas por população mais exposta e de menores recursos económicos.


De resto esta proposta tinha sido feita em ano anterior, tendo o sr. Presidente afirmado que “ o assunto está dependente da elaboração e aprovação de Regulamento Municipal para o efeito.” Essa alteração não aconteceu ainda. O regulamento em causa está para ser elaborado desde 2015. A Proposta hoje aprovada radica na ausência de racional de distribuição explicitado e de regulamento enformante, que assegure o desiderato acima exposto de apoio à população.


Os vereadores do PS registam que a política faz-se da gestão de prioridades e estas devem ser esclarecidas nestes documentos regradores. Registam que no Distrito havia em 2020, seis Câmaras Municipais a devolvem mais IRS cobrado aos seus habitantes que Castelo de Vide, Nisa, Marvão, Arronches, Alter do Chão, cobram 2,5%, Fronteira 2% e Gavião 0%. Estes valores foram propostos antes da pandemia.


Os Vereadores do Partido Socialista lembram que a autarquia apresenta Saldos de Gerência continuados, na ordem de um milhão de euros, e que a verba em causa agora aprovada seria estimada, segundo valores projetados sobre este ano, a 90 387 € se cobrada a 3,5 % ou 64 562€ se cobrada a 2,5%.


Derrama

Tal como no ano de 2020, o lançamento da derrama fica indexado à Proteção Civil e em concreto ao apoio aos Bombeiros de Castelo de Vide. Nesta condição acompanhamos a decisão de apoio a uma entidade que a todos serve, lembrando que esta proposta salvaguarda os pequenos negócios com faturação inferior 12.500 euros de média mensal.


IMI

Taxa fixada no mínimo legal, aprovado.


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page