Turismo: Horário e Funcionamento | Reflexão e Proposta do PS aprovada

Na primeira reunião de executivo de 2022, que teve lugar no passado dia 5 de janeiro, os vereadores do Partido Socialista votaram a favor da proposta dos Horários de Funcionamento de Serviços Municipais (Posto de Turismo, Sinagoga, Espaços Museológicos e Castelo) e Respetivos Dias de Encerramento.


A vereadora do PS, Cecília Oliveira, teceu algumas considerações e levantou algumas questões ao Presidente da Câmara e à Chefe da Divisão Cultural, sobre a proposta em análise, a saber:


- para a definição destes horários fez o município um estudo prévio do tempo médio gasto pelo turista no concelho, tendo em conta os vários espaços museológicos existentes, por forma a adequar os horários ao fluxo esperado de visitantes?


- a importância da abertura destes espaços nos fins-de-semana e nos feriados nacionais como sendo fundamental, tanto para atender aos moradores do concelho, que procuram experiências nos seus dias de descanso, como para os turistas. Um museu não pode ficar fechado em feriados se procura o público turístico.


Justificou esta tomada de posição com o facto de os dias feriado serem dias de forte probabilidade de visitas. As pessoas aproveitam as pontes para se deslocarem e procurarem novas experiências e de preferência integradas em circuitos. Uns procuram atividades para relaxar, outros procuram aventura, gastronomia, novos conhecimentos e novas sensações. Uns viajam em grandes grupos, outros em família, em casais, entre amigos e tb há os que viajam sós. Mas o que é comum a todos os turistas é o desejo de segurança, conforto e a facilidade de visitarem vários sítios num espaço de tempo limitado e poderem usufruir de várias experiências sem terem que fazer grandes deslocações.


Reforçou ainda o facto de enquanto comunidade local e responsáveis políticos, desejarmos acima de tudo que o turismo movimente a economia local, que respeite o património, oferecendo serviços e respostas de qualidade, para que os visitantes permaneçam o mais tempo possível no concelho, consumindo produtos e serviços e acima de tudo que fiquem com vontade de voltar e recomendar a outras pessoas.


Dando como exemplo o que se propõe para o dia 25 de abril, em que se considera a abertura apenas da Casa da Cidadania Salgueiro Maia, referiu a vereadora que se está a limitar a oferta e o tempo de permanência do visitante. O mais provável é que este suba até ao castelo, visite o espaço museológico, regresse ao centro da vila ou ao parque de estacionamento e vá embora para outro concelho vizinho.

- propôs ainda a vereadora Cecília Oliveira a criação de circuitos que incluam todas as infraestruturas culturais existentes no concelho (municipais e outras), devidamente divulgadas em qualquer ponto onde o turista tenha acesso, por exemplo, para além da informação disponível no Posto de Turismo, a mesma deveria estar presente nos locais de restauração e hotelaria, uma vez que estes são os primeiros locais de contato do turista com o território.


- Finalmente e por considerar que os recursos humanos – os funcionários do município que asseguram a abertura e funcionamento dos serviços em causa, são os recursos mais importantes a considerar, questionou a Vereadora sobre o direito às folgas e compensação extra dos funcionários que asseguram os fins-de-semana, feriados e horário extraordinário (quando necessário).


Propostas dos Vereadores do PS:

Proposta de abertura de todos os museus no dia 25 de abril, a qual foi aceite pelo Presidente da Câmara.


Proposta para que no futuro se pense na criação do Bilhete Único (que inclua todas as infraestruturas culturais existentes no concelho (municipais e outras) e na cobrança do acesso aos espaços museológicos, para uma maior valorização dos mesmos e para que a receita das entradas reverta a favor da formação e reforço da equipa (funcionários municipais que asseguram o funcionamento do Posto de Turismo, Sinagoga, Espaços Museológicos e Castelo) e dos gastos gerais de manutenção das infraestruturas.




78 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo